Guia de Informações - Serviços do Poupatempo

Pesquisar por serviços em todos os Postos

Comunicados


 Detran - placas, lacres e vistoria
    

1 - Os veículos do Estado de São Paulo contam com placas que têm código de barras e lacres rastreáveis, o que aumenta a segurança da identificação veicular.

 

2 - O lacre é exclusivamente de cor amarela.

 

3 - As placas de motocicletas têm novas dimensões, que atendem a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de número 372/2011.

 

4 - As placas podem ser adquiridas apenas nos postos do Detran.

 

5 - O proprietário do veículo pode escolher entre 20 combinações alfanuméricas (letras e números) para a confecção da placa do veículo.

 

6 - Não há pagamento adicional, além da taxa de emplacamento que consta na ficha do serviço, para as empresas licitadas para a realização do serviço.

 

7 - As placas rastreáveis passam a ser utilizadas, obrigatoriamente, na lacração de veículos 0KM, em automóveis que passarem pelo processo de transferência interestadual ou intermunicipal, mudança de categoria, além da perda, furto, roubo e mau estado de conservação, situações que exigem a confecção de uma nova placa.

 

8 ? Os demais veículos permanecem com suas placas atuais.

 

9 ? Em caso de solicitação de segunda via de placa refletiva, deve ser realizada vistoria somente se houver troca de lacre.

 

10 ? Caso haja troca apenas da placa dianteira, como ela não é lacrada, não é necessário vistoria.

 

11 ? Se o lacre da placa traseira for azul, verde, laranja ou cinza é necessário fazer vistoria e trocar o par de placas.

 

12 ? Se tiver sido paga apenas a taxa para troca da placa dianteira e for necessária a troca das duas placas, nova taxa deverá ser recolhida.

 

 

As dúvidas devem ser sanadas na unidade de atendimento do Detran. 


Secretaria Estadual de Governo - Prodesp - 13/11/2018 - 18:21