Guia de Informações - Serviços do Poupatempo

Pesquisar por serviços em todos os Postos

Comunicados


 DETRAN - Simulador de Direção Veicular
    

à habilitação

SIMULADOR DE DIREÇÃO VEICULAR

1- O que é? 
Equipamento que reproduz o ambiente que o futuro motorista vivenciará nas ruas, como chuva, neblina e animais na via, por exemplo, e a convivência com pedestres, motociclistas, ciclistas e demais usuários.

 

2- Quem é obrigado a fazer aulas no simulador?
O candidato à habilitação em automóveis e veículos similares (categoria B), exceto para os casos indicados no item abaixo.

 

3- Todos os candidatos  devem fazer aulas no simulador?
Não.
A obrigatoriedade da utilização do simulador não se aplica ao candidato à direção de motocicletas (categoria A).
Também não se aplica ao candidato de automóveis (categoria B) que tiver registradas em seu prontuário as restrições médicas de C a S, após a realização do exame médico.
Já o candidato que tiver em seu prontuário a restrição médica U (proibição de dirigir após o pôr-do-sol), deverá realizar as aulas em simulador apenas para reproduzir a condução em período diurno.

 

4- A partir de quando valerá a nova regra?
A partir de 14 de dezembro de 2015, o candidato à habilitação que se submeter ao exame médico terá que, obrigatoriamente, realizar aulas no simulador, de acordo com a adequação do Detran.SP (Portaria n.º 459/15) às novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran (Resolução n.º 543/15).

 

5- Quantas aulas devem ser realizadas no simulador?
Para candidato não habilitado será necessário cumprir a carga horária mínima de vinte e cinco horas/aulas de aulas práticas, que serão distribuídas da seguinte forma:
- vinte horas/aula em veículo de aprendizagem, das quais quatro no período noturno.
- cinco horas/aula em simulador de direção veicular, das quais uma com conteúdo noturno.
Opcionalmente, o candidato poderá substituir até três das quatro aulas práticas noturnas que devem ser realizadas em veículo de aprendizagem por aulas no simulador, desde que realize pelo menos uma aula em veículo de aprendizagem na via pública.
Para candidato já habilitado na categoria A (motocicletas) que deseja adicionar a categoria B (automóveis), a única diferença é que ele poderá substituir até duas das três aulas práticas noturnas por aulas no simulador, desde que realize pelo menos uma aula em veículo de aprendizagem na via pública.

 

6- Posso substituir aulas práticas noturnas por aulas no simulador?
Para atendimento da carga horária, o candidato poderá substituir até três das quatro horas/aulas práticas noturnas que devem ser realizadas em veículo de aprendizagem por aulas no simulador, desde que realize pelo menos uma aula em veículo de aprendizagem na via pública.

 

7- A partir de qual etapa do processo de 1ª habilitação se deve começar a fazer as aulas no simulador?
As aulas no simulador só começam depois da conclusão do curso teórico. 

 

8- Os processos de 1ª habilitação que já estão em andamento serão afetados pelas novas regras?
Os processos para obtenção da CNH cuja realização do exame médico esteja cadastrada no sistema antes de 14 de dezembro de 2015, não serão afetados pelas novas regras, desde que não seja ultrapassado o prazo de 12 meses para a conclusão do processo de aprendizagem.


Secretaria Estadual de Governo - Prodesp - 24/08/2017 - 00:02